quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Arquitectura educacional para Ambientes de Aprendizagem Emergentes (4/9/2025)

A Cartografia dos Espaços de Formação


Contexto Epistemológico

A investigação em arquitectura educacional encontra-se numa encruzilhada paradigmática. A  tríade humano-IA-humano reconfigura fundamentalmente os pressupostos espaciais da educação formal, exigindo novas competências dos profissionais que concebem estes espaços. A cognição distribuída que caracteriza os ambientes de aprendizagem contemporâneos (Hutchins, 2020) desafia as concepções arquitectónicas tradicionais, promovendo o que poderíamos denominar de "arquitectura rizomática" (Deleuze & Guattari, 2020).


Programas de Pós-Doutoramento Identificados

1. Portugal

Universidade de Lisboa - Faculdade de Arquitetura (FA.ULisboa)

  • Perfil de especialização: "Arquitetura, Interiores e Reabilitação do Edificado"
  • Relevância crítica: A FA.ULisboa, posicionada entre as 12 melhores universidades do mundo em Arquitetura pelo ranking SCImago, oferece uma perspectiva que integra património e inovação. Contudo, a abordagem permanece ainda centrada em paradigmas antropocêntricos
  • Lacunas identificadas: Ausência explícita de formação em ambientes mediados por IA

Universidade de Évora - Instituto de Investigação e Formação Avançada (IIFA)

  • Doutoramento em Arquitetura: Integra prática projetual como investigação avançada
  • Potencialidades: Ambiente internacional que poderia acolher investigação sobre hibridização espacial
  • Limitações: Foco tradicionalmente centrado em arquitectura patrimonial

Universidade Lusíada do Porto

  • Especialização: Arquitetura e Sustentabilidade
  • Investigador de referência: Bruno Gomes Marques (pós-doutoramento no Construct-FEUP)
  • Contribuição: Integração de "tecnologias emergentes" e processos colaborativos

2. Contexto Internacional Emergente

MIT (Estados Unidos)

  • Educational Transformation through Technology - Learning Spaces
  • Princípios orientadores (Bill Mitchell): Cinco diretrizes para renovação de ambientes educacionais
  • Crítica: Abordagem ainda tecnocentrada, sem integração profunda das epistemologias híbridas

University of British Columbia (Canadá)

  • UBC Learning Space Design Guidelines
  • Irving K. Barber Learning Centre: Modelo pioneiro de flexibilidade espacial
  • Inovação: Integração de espaços formais e informais numa ecologia de aprendizagem
  • Limitação: Ausência de formação específica para profissionais externos


Cursos Breves e Especializações Identificadas

EDspaces Conference (Columbus, Ohio, 2025)

  • Datas: 5-7 de novembro de 2025
  • Especialidade: "Designed Learning Spaces" - ambientes educacionais inovadores
  • Forças: Integração arquiteto-educador, experiências práticas
  • Fragilidades: Perspectiva predominantemente norte-americana

Thinkspace Architecture (Canadá)

  • Foco: Princípios de aprendizagem do século XXI
  • Elementos-chave: Flexibilidade, adaptabilidade, transparência
  • Contribuição: Integração de diversidade cultural (exemplo: Escola Elementar SĆIȺNEW̱ SṮEȽIṮḴEȽ)


Lacunas Críticas Identificadas

1. Ausência de Formação Pós-Antropocêntrica

Os programas identificados permanecem ancorados em concepções humanistas tradicionais, não integrando as perspectivas pós-humanistas essenciais para os ambientes híbridos contemporâneos (Braidotti, 2022; Haraway, 2021).

2. Desconexão das Epistemologias da Complexidade

Falta integração dos princípios de Edgar Morin sobre pensamento complexo aplicado ao design espacial, particularmente relevantes para ambientes onde emerge a "cognição distribuída" (Morin, 2021).

3. Limitada Abordagem Etnográfica

Ausência de formação em metodologias etnográficas para compreensão dos usos emergentes dos espaços, metodologia fundamental no trabalho de Brazão (2024).


Recomendações para Desenvolvimento Futuro

Programa Emergente Sugerido: "Arquitectura Pós-Humanista para Ecologias de Aprendizagem"

Módulo I: Epistemologias Híbridas

  • Cognição distribuída (Hutchins, 2020)
  • Pensamento complexo (Morin, 2021)
  • Identidades ciborgue (Haraway, 2021)

Módulo II: Metodologias Etnográficas Aplicadas

  • Observação participante em ambientes híbridos
  • Análise de interações humano-IA-espaço
  • Cartografias dinâmicas de conhecimento

Módulo III: Design Rizomático

  • Espacialidades não-hierárquicas
  • Interfaces adaptativas
  • Arquitectura responsiva às emergências


Considerações Éticas e Reflexividade 

Este mapeamento revela uma significativa lacuna entre as necessidades formativas emergentes e a oferta educacional existente. Como argumenta Biesta (2022), a "learnification" dos espaços educacionais ignora as dimensões de socialização e subjetivação, particularmente relevantes nos contextos híbridos contemporâneos.

A transparência algorítmica desta análise exige reconhecer que a pesquisa foi limitada por critérios linguísticos (predominância anglo-saxónica) e geográficos (concentração no hemisfério norte). Uma cartografia verdadeiramente rizomática exigiria integração de perspectivas do Sul Global, particularmente relevantes para contextos de inovação pedagógica disruptiva.


Conclusões

A formação em arquitectura interior para ambientes de aprendizagem emergentes encontra-se numa fase de transição paradigmática. Os programas identificados, embora relevantes, não respondem adequadamente às exigências epistemológicas da cognição distribuída e da hibridização humano-IA que caracteriza os espaços educacionais contemporâneos.

O desenvolvimento de programas formativos que integrem as perspectivas da inovação pedagógica, das metodologias etnográficas e das epistemologias pós-humanistas constitui uma necessidade urgente para profissionais que pretendem conceber espaços verdadeiramente alinhados com as ecologias de aprendizagem emergentes.


Referências

Biesta, G. (2022). World-centered education: A view for the present. Routledge.

Braidotti, R. (2022). Posthuman feminism and the politics of knowledge. Theory, Culture & Society, 39(2), 121-137.

Brazão, P., & Tinoca, L. (2024). A evolução do questionamento crítico nos processos dialógicos com IA: Uma pesquisa em contexto universitário. SciELO Preprintshttps://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.9566

Deleuze, G., & Guattari, F. (2020). Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia (3ª ed.). Editora 34.

Haraway, D. J. (2021). Manifesto ciborgue: Ciência, tecnologia e feminismo-socialista no final do século XX. Autêntica.

Hutchins, E. (2020). Cognition in the wild (2nd ed.). MIT Press.

Morin, E. (2021). O método 6: Ética (5ª ed.). Sulina.

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